segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conheça o Grupo de Percussão do Departamento de Artes (GPDA) da UFMT!!


Estive na última terça feira (21/05) na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) no Auditório do IL (instituto de Linguagem) para fazer uma visita e assistir o ensaio do Grupo de Percussão do Departamento de Artes (GPDA), fiquei encantada com o que encontrei lá, pude observar que mesmo existindo certo distanciamento do nosso estado com os grandes centros de produção sonora de concerto do país, existe um grupo absolutamente comprometido a executar repertório de vanguarda para instrumentos de percussão de forma artística-musical. O GPDA está vinculado ao Mestrado em Estudos de cultura Contemporânea (Ecco) do Instituto de Linguagens (IL) da UFMT.
Grupo de Percussão da UFMT/ECCO - imagem: facebook do Grupo
O Grupo é composto por alunos e ex-alunos do curso de Música da UFMT, mas está aberto a comunidade que tenha conhecimento básico em teoria musical, é dirigido hoje com maestria por Alex Teixeira, que vem realizado um trabalho impressionante no que diz respeito à montagem de obras contemporâneas, desenvolvendo a musicalidade de seus integrantes através da interpretação de peças de compositores mundialmente renomados como Dimitri Cervo, Paul Creston, Alan Abel, Pat Metheny, Emmanuel Sejourne, Jovan Nebojsa Zivkovic, Guty Cardenas, Steve Reich, Camargo Guarnieri, Ney Rosauro, Dave Brubeck,Cláudio Santoro, Ronald Brown, Roberto Victorio, entre outros.
Neste sentido, Cuiabá e todo o interior de Mato Grosso têm na UFMT um ponto de referência, um lugar que se posiciona com pioneirismo em tantas atividades intelectuais, culturais e artísticas. Dessa forma, o Grupo de Percussão do Departamento de Artes com o ineditismo da ação empreendida pelo professor Alex Teixeira, encontra uma enorme aceitação do público ávido por espetáculos de qualidade e com a excelência e energia da juventude de seus integrantes, sob a Regência de Roberto Victorio, que também é  Coordenador do GPDA-ECCO. Diante disso, consciente da importância do seu trabalho junto à comunidade cuiabana através do Programa de Extensão e do Departamento de Artes, o Grupo de Percussão busca aproximar sua linhas de atuação com a população local, através da inclusão de membros externos e concertos de fácil acesso a todos.
 
 
 
 
 
 
 

Ensaio do GPDA - imagem: Rosylene Pinto
O grupo ensaia todas as segundas e quintas-feiras das 17:00 as  19:00 hs no Auditório do Instituto de Linguagem na UFMT, qualquer pessoa da comunidade em geral, pode participar sendo necessário o conhecimento básico em teoria musical. 
O Grupo de Percussão do Departamento de Artes (GPDA)  realiza, no dias 02 e 03 de junho, concertos inéditos, com a direção artistica de Alex Teixeira e Regência de Roberto Victorio. As apresentações vão acontecer no Teatro do Sesc Arsenal, no Bairro do Porto, às 20h. A entrada é gratuita.

Programa de Concerto - Sábado dia 02/06 
1. Rebonds b (Iannis Xenakis) 
Intérprete: Alex Teixeira 
2. Araiô (Dimitri Cervo) 
Intérpretes: Alex Teixeira e Ricardo Kalan 
3. Ka (Roberto Victorio) 
Intérpretes: Alex Teixeira e Ricardo Kalan 
4. Acalanto da Rosa (Claudio Santoro) 
Intérpretes: Alex Teixeira e Estela Ceregatti 
5. Oceano (Djavan) 
Intérprete: Alex Teixeira 
6.Canção para um Anjo II  (Roberto Victorio) 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti e Jhon Stuart 
7. Libélula (Abel Santos)
Intérprete: Alex Teixeira
8. Guarde nos Olhos (Ivan Lins) 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Ricardo Kalan e Juliane Grisólia 
9. Concerto para Marimba e Piano (Ney Rosauro)
I. Saudação
II. Lamento
III. Dança
IV. Despedida
 
Intérpretes: Alex Teixeira e Jhon Stuart

Programa de Concerto - Domingo dia 03/06

1. Toronubá (Dimitri Cervo) 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Jhon Stuart, Ricardo kalan, Tarcísio Sobreira, Wender Couto, Francisval Costa, Juliane Grisólia e Anderson Cardoso. 
2. As my Eyes Turn to Sand (Ryan R. Laney) 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Wender Couto, Ricardo kalan, Tarcísio Sobreira, Francisval Costa, Juliane Grisólia, Anderson Cardoso, Karolini Martins, Everton Figueiredo e Kellen Oliveira. 
3. Batuque (Lorenzo Fernandez) 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Wender Couto, Ricardo kalan, Tarcísio Sobreira, Francisval Costa, Juliane Grisólia, Anderson Cardoso, Karolini Martins e Everton Figueiredo. 
4. Toccata Amazônica (Dimitri Cervo) 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Wender Couto, Ricardo kalan, Tarcísio Sobreira, Francisval Costa, Juliane Grisólia, Anderson Cardoso e Jhon Stuart. 
5. Rythmetron (Marlos Nobre)
  I. A Preparação
  II. A Escolhida
  III. O Ritual 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Wender Couto, Ricardo kalan, Tarcísio Sobreira, Francisval Costa, Juliane Grisólia, Anderson Cardoso, Karolini Martins, Everton Figueiredo. 
Regência: Roberto Victorio 
6. Cerimonial (Paul Creston) 
Intérpretes: Alex Teixeira, Estela Ceregatti, Wender Couto, Ricardo kalan, Tarcísio Sobreira, Francisval Costa, Anderson Cardoso e Jhon Stuart. 
Regência: Roberto Victorio

Por: Rosylene Pinto
(com informações do GPDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes